segunda-feira, 14 de maio de 2012

Implantes Cocleares




As tecnologias a 
nível da audição têm vindo a melhorar com a evolução dos anos. O aparelho auditivo tem evoluído a passos largos através das novas descobertas na área.
Foi no final dos anos 80 e o início dos anos 90 ficaram marcados por uma revolução tecnológica, onde surgem aparelhos totalmente automáticos e com vários programas de ajuste, completamente programados e controlados por computador.
Nos dias de hoje existem três tipos de próteses auditivas, as analógicas, as digitalmente programáveis e as digitais.



O implante coclear é um aparelho que descodifica e transforma sons e ruídos do meio ambiente em energia eléctrica que actua por meio de eléctrodos no nervo coclear, possibilitando assim uma sensação auditiva ao indivíduo. Possui uma parte externa e outra interna. 

A parte externa é constituída por um microfone, um microprocessador de fala e um transmissor. A parte interna possui um receptor e estimulador, um eléctrodo de referência e um conjunto de eléctrodos que são inseridos dentro da cóclea.
 Esse dispositivo electrónico tem por objectivo estimular, através desses eléctrodos
implantados dentro da cóclea, o nervo auditivo que, por sua vez leva os sinais para o encéfalo onde serão descodificados e interpretados como sons.





Sobre este tema fiz um trabalho, onde falo sobre a surdez, o implante coclear e o que a população surda pensa sobre este.
É um trabalho de 11 páginas  de rápida leitura